WTICG

WTICG 2013

Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação nas áreas de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

CONVITE PARA SUBMISSÃO

O Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação  (WTICG), evento integrante do Simpósio Brasileiro em Segurança  da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), visa incentivar  a participação de recém-graduados e de alunos de graduação na  produção e divulgação de trabalhos científicos sobre temas  relacionados às áreas de segurança da informação e de sistemas  computacionais. O WTICG 2013 será realizado em conjunto com  SBSeg 2013 http://sbseg2013.icomp.ufam.edu.br/) em Manaus, AM, durante a semana de 11 a 14 de Novembro de 2013.

Podem participar do WTICG 2013 estudantes de graduação  regularmente matriculados, ou ainda, recém-graduados que tenham concluído o curso após 30 de junho de 2012. A situação de aluno de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com documentação apropriada, que deverá ser enviada, após a submissão, para o coordenador do evento.

Os autores estão convidados a submeter trabalhos de Iniciação Científica (IC), trabalhos de conclusão de curso (TCC), implementações de software e projetos independentes, concluídos nos anos de 2012 e 2013 ou em fase final de conclusão. Os seguintes critérios serão observados no julgamento dos trabalhos:  originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica.

Os trabalhos selecionados pelo Comitê de Programa serão publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento. Todos os trabalhos selecionados para publicação deverão ser apresentados em sessões técnicas do Workshop por um dos autores.

SUBMISSÃO E FORMATO DOS ARTIGOS

Os trabalhos devem ser escritos em português ou inglês, respeitando um limite máximo de 10 páginas.

A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível em (http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=38&catid=32).

A submissão deve ser realizada no sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/) utilizando o formato PDF.

TÓPICOS DE INTERESSE

A lista de tópicos de interesse, não exaustiva, inclui:

- Algoritmos, protocolos e técnicas criptográficas

- Anonimato, auditoria e análise em sistemas

- Controle de acesso, autenticação, gerência de identidade, biometria

- Criminalística computacional

- Detecção e prevenção de intrusões, ataques e vulnerabilidades

- Direito digital

- Forense computacional

- Hardware criptográfico, RFID, cartões inteligentes e sistemas biométricos

- Modelos de confiança

- Padronização e normalização em segurança

- Privacidade

- Proteção de propriedade intelectual e DRM

- Resposta a incidentes de segurança

- Segurança adaptativa, políticas de segurança

- Segurança em aplicações (TV digital, e-banking, etc.)

- Segurança em computação ubíqua/pervasiva

- Segurança em dispositivos móveis e sistemas embarcados

- Segurança em grades computacionais ou em nuvem

- Segurança em middleware (Java RMI, J2EE, CorbaSec, .Net, etc.)

- Segurança em redes, rede de sobreposição, redes virtuais e redes  sem fio

- Segurança em smart grids, smart meters e smart houses

- Segurança em serviços web, sistemas distribuídos ou sistemas  operacionais

- Segurança e privacidade em banco de dados

- Segurança e privacidade em redes sociais

- Sistemas e softwares seguros: desenvolvimento, testes e certificação

- Tolerância a falhas/intrusões

Ricardo Dahab, UNICAMP
Rick Lopes de Souza, UFSC

PREMIAÇÃO

Os três melhores trabalhos receberão premiação.

COORDENAÇÃO DO WTICG 2013

Lau Cheuk Lung, UFSC