WGID

WGDI 2013

Workshop de Gestão de Identidades Digitais

APRESENTAÇÃO

A gestão de identidades digitais (IdM-Identity Management) consiste de um sistema integrado de políticas, processos e tecnologias que permitem às organizações o tratamento e a manipulação de identidades de seus usuários e de seus objetos (dispostivos) em procedimentos de autenticação, autorização, contabilização e auditoria.

Este é um tema de pesquisa ativo e, diante da sua complexidade e relevância, continuará assim por muito mais anos. Esta constatação decorre das inúmeras questões técnicas que os sistemas de gestão de identidades devem considerar, tais como: facilidade de uso, privacidade e anonimato do usuário, segurança, autenticação única, escalabilidade, controle de acesso de granularidade fina (baseado em atributos), interoperabilidade e custo dos sistemas (total cost of ownership).

O III Workshop de Gestão de Identidades (WGID) visa ser um fórum para discussões e apresentações técnicas de trabalhos completos, trabalhos em andamento e da descrição e demonstração de ferramentas computacionais e/ou experimentos práticos em torno do estado da arte de tecnologias relacionadas com gestão de identidades. Além disso, busca-se também identificar os desafios de pesquisa e possibilitar a reunião de pesquisadores da área.

TÓPICOS DE INTERESSE
Autores são convidados a submeterem trabalhos originais ou trabalhos em andamento (resultados preliminares) relacionados a gestão de identidades. Os tópicos de interesse incluem:
- Acesso móvel federado e certificação móvel
- Agregação de Atributos
- Anonimato em sistemas de IdM
- Arquiteturas de Referência e Frameworks para IdM
- Auditoria em sistemas de IdM
- Autenticação Single Sign On
- Autenticação de objetos (dispositivos ou coisas)
- Certificação digital
- Certificados de Atributos
- Ciclo de vida de identidades digitais (provisionamento e administração)
- Controle de acesso baseado em atributos (ABAC)
- Federações de Redes Acadêmicas
- Gerenciamento de confiança (trust management) em sistema de IdM
- Gestão de Atributos
- Gestão de Identidades e Cloud Computing
- Gestão de identidades e de acesso
- Gestão de Identidades e Governo Eletrônico
- Gestão de Identidades e Grades Computacionais
- Gestão de Identidades e Internet das Coisas (Internet of Things)
- Gestão de Identidades Federadas
- Interoperabilidade entre sistemas de IdM
- Níveis de garantia (Level of Assurance) em IdM
- Privacidade e anonimato em sistemas de IdM
- Redes Sociais e Identidades Digitais
- Registro de Identidade Civil (RIC) do Brasil

FORMATO DO WORKSHOP
O WGID será realizado no dia 11 de Novembro de 2013 e incluirá a apresentação de palestras convidadas, artigos aceitos para publicação e projetos de pesquisa relacionados à gestão de identidades.

INFORMAÇÕES AOS AUTORES

Artigos poderão ser submetidos em duas categorias:

- Artigos Completos: um artigo completo deve apresentar um trabalho de pesquisa que tenha sido desenvolvido ao ponto de produzir resultados originais e relevantes, devidamente validados e analisados. Estes devem respeitar um limite máximo de 10 páginas.

- Artigos Curtos: um artigo curto pode descrever um trabalho de pesquisa em andamento ou uma ferramenta computacional e/ou experimentos práticos. Estes devem conter de 4 à 6 páginas. No caso de ferramentas e/ou experimentos, o artigo deve conter as seguintes informações: descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta; arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades; URL onde a ferramenta está disponível; URL da documentação da ferramenta e descrição da demonstração planejada.

A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC. Os trabalhos devem ser submetidos através da URL: https://submissoes.sbc.org.br e deverão estar, exclusivamente, em formato PDF. Os trabalhos devem ser escritos em português ou inglês.

Os trabalhos submetidos ao WGID serão avaliados por um corpo de revisores e os trabalhos selecionados serão organizados para apresentação e publicação nos anais do evento. No mínimo um dos autores de cada trabalho selecionado deverá se inscrever no Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSEG 2013) e comparecer ao evento para apresentar seu trabalho.

COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

COORDENADORES GERAIS DO SBSeg
Eduardo James Pereira Souto, UFAM
Eduardo Luzeiro Feitosa, UFAM