Minicursos

Comunicação dos resultados: 01/07/2013 05/07/2013 22/07/2013

Entrega dos textos completos e copyright: 09/09/2013 16/09/2013

MINICURSOS APROVADOS

A lista de minicursos aprovados está disponível aqui.

SOBRE O EVENTO

Os Minicursos do SBSeg têm por objetivo abordar temas relevantes geralmente não ministrados nas grades curriculares dos cursos de graduação além de despertar o interesse pela área de segurança entre acadêmicos e profissionais. Priorizam-se temas atuais e com maior potencial para atrair o interesse de jovens estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho. Cada minicurso deve ser estruturado para um total de três horas e meia, podendo incluir prática de laboratório.

TEMAS DE INTERESSE

O tema central dos minicursos é a segurança (security) da informação e de sistemas computacionais. Nesse contexto, destacamos os seguintes tópicos:

- Algoritmos, protocolos e técnicas criptográficas

- Anonimato, auditoria e análise em sistemas

- Controle de acesso, autenticação, gerência de identidade, biometria

- Criminalística computacional

- Detecção e prevenção de intrusões, ataques e vulnerabilidades

- Direito digital

- Forense computacional

- Hardware criptográfico, RFID, cartões inteligentes e sistemas biométricos

- Modelos de confiança

- Padronização e normalização em segurança

- Privacidade

- Proteção de propriedade intelectual e DRM

- Resposta a incidentes de segurança

- Segurança adaptativa, políticas de segurança

- Segurança em aplicações (TV digital, e-banking, etc.)

- Segurança em computação ubíqua/pervasiva

- Segurança em dispositivos móveis e sistemas embarcados

- Segurança em grades computacionais ou em nuvem

- Segurança em middleware (Java RMI, J2EE, CorbaSec, .Net, etc.)

- Segurança em redes, rede de sobreposição, redes virtuais e redes sem fio

- Segurança em smart grids, smart meters e smart houses

- Segurança em serviços web, sistemas distribuídos ou sistemas operacionais

- Segurança e privacidade em banco de dados

- Segurança e privacidade em redes sociais

- Sistemas e softwares seguros: desenvolvimento, testes e certificação

- Tolerância a falhas/intrusões

- Votação eletrônica

A lista de tópicos acima certamente não é exaustiva. Outros tópicos podem ser abordados desde que em consonância com o tema central do evento.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE MINICURSOS

Professores/pesquisadores interessados em ministrar um minicurso devem submeter uma proposta, escrita em Português, contendo entre 3 e 5 páginas (excluindo-se os CVs, item 6 abaixo), com as seguintes informações:

1. Dados de identificação - Título do minicurso, Autores,Instituição(ções) e Indicação do autor que apresentará o curso;

2. Dados gerais - Objetivos do curso, tratamento dado ao tema (por exemplo: teórico ou prático; apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos; apresentação ou comparação de tecnologias; formação de novas habilidades ou informação etc.) e perfil desejado da audiência;

3. Estrutura prevista do texto (tópicos/capítulos a serem desenvolvidos);

4. Para cada capítulo/tópico previsto no item 3, escrever um resumo de seu conteúdo e uma previsão do respectivo número de páginas;

5. Bibliografia principal utilizada na preparação do curso;

6. Curriculum Vitae resumido dos autores (uma página por autor, no máximo).

Observe que todas as informações acima devem estar contidas em apenas um documento (um arquivo no formato PDF).

A submissão de propostas será exclusivamente eletrônica, em formato PDF, através do sistema JEMS da SBC (https://submissoes.sbc.org.br).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Cada proposta submetida ao SBSeg 2013 será avaliada por três ou mais membros da comissão de avaliação. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação.

A fim de assegurar a diversidade dos minicursos oferecidos, as propostas selecionadas tratarão de temas distintos. Assim, caso duas ou mais propostas submetidas versem sobre o mesmo tema (ou sobre temas muito sobrepostos), apenas a melhor delas poderá ser selecionada, a critério da comissão de avaliação.

LIVRO-TEXTO

Os autores das propostas selecionadas deverão produzir um texto (capítulo de livro) em Português contendo entre 40 e 50 páginas cada. Os textos serão publicados, na forma de capítulos, no livro "Minicursos SBSeg 2013", a ser distribuído entre os participantes do evento. O formato do capítulo de livro está disponível na seção Documentos/Publicações do portal da SBC (http://www.sbc.org.br).

Coordenação Geral

Eduardo Luzeiro Feitosa, UFAM