Trilha Principal

Versão Final: 09 de Setembro
Realização do evento: 11 a 14 de Novembro

APRESENTAÇÃO

O Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um evento científico promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ele representa o principal fórum no país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área. A 13a edição do simpósio será realizada de 11 a 14 de Novembro de 2013 em Manaus, Amazonas.

O tema central do evento é a segurança da informação e de sistemas computacionais. Nesse contexto, destacamos os seguintes tópicos, não exaustivos:

- Algoritmos, protocolos e técnicas criptográficas
- Anonimato, auditoria e análise em sistemas
- Controle de acesso, autenticação, gerência de identidade, biometria
- Criminalística computacional
- Detecção e prevenção de intrusões, ataques e vulnerabilidades
- Direito digital
- Forense computacional
- Hardware criptográfico, RFID, cartões inteligentes e sistemas biométricos
- Modelos de confiança
- Padronização e normalização em segurança
- Privacidade
- Proteção de propriedade intelectual e DRM
- Resposta a incidentes de segurança
- Segurança adaptativa, políticas de segurança
- Segurança em aplicações (TV digital, e-banking, etc.)
- Segurança em computação ubíqua/pervasiva
- Segurança em dispositivos móveis e sistemas embarcados
- Segurança em grades computacionais ou em nuvem
- Segurança em middleware (Java RMI, J2EE, CorbaSec, .Net, etc.)
- Segurança em redes, rede de sobreposição, redes virtuais e redes sem fio
- Segurança em smart grids, smart meters e smart houses
- Segurança em serviços web, sistemas distribuídos ou sistemas operacionais
- Segurança e privacidade em banco de dados
- Segurança e privacidade em redes sociais
- Sistemas e softwares seguros: desenvolvimento, testes e certificação
- Tolerância a falhas/intrusões
- Votação eletrônica

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Os trabalhos submetidos devem descrever atividades de pesquisa, relatos de experiências relevantes e estudos de casos. A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS da SBC (https://submissoes.sbc.org.br/). Todos artigos devem ser submetidos de forma anônima, ou seja, devem evitar qualquer informação no cabeçalho do artigo, no texto e nas referências que vinculem o artigo à identidade dos autores e suas instituições.

Artigos poderão ser submetidos em duas categorias:

1 - Artigos completos – um artigo completo apresenta trabalho de pesquisa que tenha sido desenvolvido ao ponto de produzir resultados originais e relevantes, devidamente validados e analisados. Ademais, a apresentação do artigo deve conter uma descrição criteriosa e fundamentada do trabalho de pesquisa, e conclusões consistentes com base nos resultados obtidos.

2 - Resumo Estendido – um resumo estendido deve apresentar resultados originais mas que estejam ainda num estágio preliminar. O objetivo desta categoria é criar um espaço no evento para apresentação e discussão de trabalhos que contenham boas ideias, ainda que não tenham sido completamente desenvolvidas ou plenamente validadas e justificadas.

Os autores devem submeter seu artigo em UMA das categorias descritas acima. No momento da submissão, os autores devem verificar se a submissão foi realizada corretamente na categoria desejada. Os artigos completos e os resumos estendido terão critérios diferentes de avaliação; desta forma, um artigo submetido à categoria de resumo estendido não poderá vir a ser alterado para a categoria de artigos completos (e vice-versa) após sua submissão final pelos autores.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, e submetidos pelo sistema JEMS exclusivamente em formato PDF. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC para escrita de artigos, disponível em www.sbc.org.br (no menu CONTEÚDO, clique em "Documentos" e então clique em "Publicações").

Os artigos completos têm um limite de 14 páginas e os resumos estendidos têm um limite de 4 páginas, incluindo figuras, tabelas, referências e apêndices. Os autores também poderão submeter um texto complementar, que não será publicado, contendo  informações que possam ser pertinentes ao processo de revisão. O texto complementar tem um limite de até 7 páginas para artigos completos e 4 páginas para resumos estendidos.

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão double-blind. Os artigos e resumos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores, para que possam ser publicados nos anais do 13° SBSeg. Artigos completos e resumos estendidos serão publicados em diferentes seções dos anais.

Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os artigos completos aceitos e apresentados no evento.

NOTA: Artigos deverão ter título, autor(es), resumo e palavras-chave registrados até o dia 17 de Junho (23h55min, horário de Brasília). Uma vez registrados, o envio dos artigos e resumos poderá ser realizado até o dia 24 de Junho (23h55min, horário de Brasília). Apenas artigos e resumos registrados até 17 de junho poderão ser enviados até o dia 24 de Junho.

COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

Coordenação Geral